sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Speechable / Captioner / BeFunky

Hoje o meu amigo David Kapuler mencionou o Speechable, lembrando-me de que, há algum tempo atrás, Janet Bianchini abordou uma série de actividades que se podia desenvolver em aula, com as nossas fotografias. Aproveitando a sua intervenção gostaria de partilhar convosco o Speechable e o Captioner, ferramentas através das quais podemos adicionar balões de texto às nossas imagens, permitindo-nos criar foto-histórias.
Tanto o Speechable como o Captionar não requerem qualquer registo, basta aceder, fazer o upload das nossas fotos, alterá-las como quisermos e depois fazer o download para o nosso computador. Neste aspecto o Speechable permite-nos mais espaço de manobra já que podemos simplesmente copiar o código HTML e embeber a fotografia directamente no nosso blog/site.
Para podermos tirar partido das fotografias dos nossos alunos, sem expô-los, podemos usar também o BeFunky e aplicar efeitos às fotografias de forma a que a sua identidade esteja protegida.

Como usar Speechable e Captioner nas aulas?
Podemos pedir aos alunos que criem uma foto-história. Para isso acederiam primeiro ao Befunky onde aplicariam o efeito "cartonizer" às fotografias e depois usariam o Speechable ou o Captioner para adicionar os balões de texto que dariam vida à sua história. Depois de terminado este processo, poderiam partilhar a história, criando um vídeo no Movie Maker ou simplesmente fazendo o upload da sequência de fotografias em sites como Photopeach, Slide.com ou ScrapBlog.

Abaixo coloquei uma fotografia que primeiro alterei no Befunky e depois utilizei o Captioner para adicionar os balões. Experimentem vocês também.



Share/Save/Bookmark

Sem comentários: