segunda-feira, 16 de novembro de 2009

English Central

English Central permite-nos praticar aquela que é, provavelmente,  a competência mais negligenciada no ensino de Inglês como língua estrangeira: a oralidade. Não é que não tenhamos consciência da sua importância, o problema é que acabamos por privilegiar a escrita e o domínio de conteúdos gramaticais, já que é sobre isso que os testes incidem.
O English Central usa um das formas mais eficazes, que já vi até hoje, para praticarmos a oralidade. O processo é simples: registamo-nos, seleccionamos o vídeo (os vídeos estão organizados por nível de dificuldade) através do qual seremos testados, depois é só ouvir e ir gravando, frase a frase, o que ouvimos. É-nos dada uma avaliação imediata da nossa leitura e vamos acumulando pontos conforme a nossa precisão. Podemos interromper a leitura a qualquer momento, tendo a oportunidade de retomá-la e melhorá-la mais tarde.

Como usar English Central nas aulas?
Poderemos pedir que os nossos alunos pratiquem a oralidade estipulando quais os vídeos que queremos que acedam. Podemos organizar um desafio entre eles para ver quem consegue obter mais pontos. Podemos surpreende-los e pedir que gravem o texto (sem visualizarem o vídeo) através do Audiopal ou do Vocaroo e depois confrontá-los com o vídeo e com um "teste" para sua precisão oral. Aqueles de nós que têm alunos com dislexia e/ou com muitas dificuldades na pronúncia e dicção podem usar o English Central para lhes proporcionar mais oportunidades para praticarem a oralidade em casa.

Abaixo coloquei um screenshot do vídeo de demonstração. Cliquem para visualizar. 



Share/Save/Bookmark

Sem comentários: