quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Speech Accent Archive

O Speech Accent Archive faz parte do programa de linguística do departamento de Inglês da Universidade George Mason e tem por objectivo criar um arquivo áudio com a pronúncia de vários falantes de Inglês. Proporcionando-nos a oportunidade de constatar as diferenças existentes na pronúncia,de cada um,  dependendo do seu "background" linguístico.
Não é necessário qualquer registo, basta aceder e seleccionar os falantes que gostaríamos de ouvir. As gravações podem ser pesquisadas por língua nativa ou por país. Todos os falantes lêem exactamente o mesmo texto (criado para reunir todos os sons ingleses), tornando mais fácil detectar as diferenças entre eles.

Como usar Speech Accent Archive nas aulas?
David Deubelbeiss já nos deu uma ideia brilhante para usarmos o Speech Accent Archive nas aulas. Criou um jogo em que se pede aos alunos que adivinhem a nacionalidade do falante, aproveitando não só para estudar as diferentes pronúncias, mas também para abordar os estereótipos que se criam à volta disso.
Podíamos também pedir que fossem os alunos a criar uma apresentação sobre determinados falantes de Inglês, usando os vários recursos à sua disposição, por exemplo,   Culture Crossing e, é claro, o próprio Speech Accent Archive.

Abaixo coloquei dois screenshots: um do jogo criado pelo David DeubelBeiss e o outro para o jogo "Can you guess where my accent is from?". Cliquem nas imagens para aceder.

 


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: