sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Oamos

Ontem a blogoesfera fervilhava com posts e mensagens sobre um novo motor de pesquisa chamado Oamos. David Kapuller foi quem primeiro me chamou a atenção para este novo "brinquedo". Após inserirmos o nosso termo de pesquisa o Oamos vasculha a internet à procura de notícias, imagens, sinónimos, música e vídeos relacionados com o termo inserido. O conteúdo transmitido de forma áudio-visual pode ou não ter som e hiperligações. Oamos disponibiliza também uma secção para mapas, basta inserir a localização desejada e esperar para ver o resultado. Podemos usar o Oamos sem qualquer registo o que nos proporciona cerca de três minutos de resultados, mas se nos registarmos passamos a ter 20 minutos.
Como usar Oamos nas aulas?
Oamos parece-me ser uma forma óptima para introduzir temas, para despoletar brainstormings. Será  espectacular usá-lo com um quadro interactivo, podemos introduzir o termo de pesquisa, deixar os nossos alunos assistirem, por alguns minutos, à apresentação do Oamos e depois pedir-lhes para criarem um texto sobre o que viram e ouviram Já imaginaram a diversidade de textos que teríamos? :)


Abaixo coloquei dois widgets que vos dá acesso ao Oamos directamente. Inseri num "digitalstorytelling" e noutro "madeira, portugal. Acedam e experimentem.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: