quinta-feira, 26 de março de 2009

BibMe

BibMe é uma ferramenta que nos ajuda a criar e organizar bibliografia. Pode ser utilizado sem registo prévio, mas se quisermos guardar a nossa bibliografia no BibMe teremos de criar uma conta. O BibMe permite-nos inserir a informação ou então, se não tivermos certeza de quem foi o autor, a editora, etc podemos efectuar uma pesquisa a partir do próprio BibMe, bastando para isso introduzir o livro, o artigo, o site ou o filme que queremos que faça parte da bibliografia.
O BibMe também nos dá a possibilidade de utilizarmos vários estilos de citação. O mais seguro é provavelmente pedir que todos os nossos alunos utilizem o mesmo estilo. Assim, por exemplo, o estilo MLA organiza a bibliografia do seguinte modo:
Livros - sobrenome, nome. Título. Cidade:Editor, ano.
Revistas - sobrenome, nome. "Título do Artigo." Título da Revista, data da publicação: número da página.
Jornais -sobrenome, nome. "Título do Artigo." Título do Jornal (cidade), data da publicação, edição, secção: número da página.
Website - sobrenome, nome. "Título da Página." Nome do site. Data da edição e/ou nº da versão, data do acesso à pagina, endereço da página

Como utilizar o BibMe nas aulas?
Se há uma coisa, que por muito que expliquemos, os nossos alunos, na maior parte das vezes não sabem fazer é elaborar uma bibliografia. Assim que através da utilização do BibMe estaríamos a poupar-lhes tempo, mas também a garantir que eles citam correctamente as suas fontes. Além de que o facto de podermos guardar e partilhar a bibliografia que criamos é uma mais valia para nós e para eles.



Share/Save/Bookmark

Sem comentários: