quarta-feira, 18 de março de 2009

PicLits

PicLits é uma ferramenta que apela à criatividade, apresentando-nos uma série de fotografias para as quais temos de criar um texto. O objectivo é pôr em palavras a essência e o significado que cada fotografia terá para nós. Podemos visualizar o que os outros utilizadores criaram e podemos inclusive partilhar o que mais gostamos através das redes socais. Mas se quisermos criar os nossos próprios textos é necessário registarmo-no no site.
PicLits facilita-nos o processo criativo ao dar-nos a hipótese de simplesmente seleccionarmos palavras da lista disponibilizada pelo site para criarmos a nossa frase/texto ou se preferirmos dar largas à nossa criatividade podemos optar por introduzirmos o nosso próprio texto. Podemos criar frases simples, textos em prosa ou poesia. O PicLits tem inclusive uma secção denominada "Learn It" onde providencia planos de aulas que podemos utilizar com os nossos alunos.

Como utilizar PicLits nas aulas?
Certamente que os nossos alunos responderão mais positivamente a um desafio de escrita onde eles possam dar mais de si, onde possam ser mais criativos. Então porque não lhes pedir que seleccionem uma fotografia e criem um texto (prosa ou poesia) sobre os sentimentos/ideias que a imagem desperta neles? Ou então porque não seleccionar duas ou três fotografias e atribui-las a alunos diferentes e pedir-lhes que numa palavra nos digam o que significa a fotografia para eles e depois analisar toda a subjectividade da interpretação da arte e da vida?
Abaixo encontram dois exemplos retirados do PicLits.

PicLit from PicLits.com
See the full PicLit at PicLits.com
PicLit from PicLits.com
See the full PicLit at PicLits.com


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: