terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alternatives to Etherpad

EtherPad foi a primeia ferramenta que usei para colaborar, em simultâneo, num texto com outras pessoas em "real time". Infelizmente a partir de 31 de Março de 2010, em princípio, o etherpad deixará de existir. Assim que aqui estão três alternativas: PiratePad, PrimaryPad e iEtherPad
Qualquer uma destas ferramentas usa o código do EtherPad, por isso, à primeira vista, parece que continuamos a usar o EtherPad e temos acesso às mesmas opções. Tudo o que alteramos no nosso ecrã é visto por todos conforme vamos fazendo essas alterações; todo o trabalho é gravado podendo ser facilmente revertida qualquer alteração menos desejável; todos os colaboradores são identificados por uma cor diferente; os "pads" criados podem ter um nome especificado por nós e podemos exportar o conteúdo de um "pad" em vários formatos.
Note-se, no entanto, que dos três, o PrimaryPad destaca-se por ser dirigido especificamente às escolas, sendo que todos os "pads" criados são verificados. PrimaryPad dá-nos a possibilidade de criarmos "pads" sem qualquer limite de participantes por um período de seis meses. Após os quais teremos de registar a nossa escola. Se quisermos podemos optar por usar o PrimaryPad sem nos registarmos, mas assim só poderão participar 6 colaboradores de cada vez.

Como usar PiratePad, PrimaryPad e iEtherPad nas aulas?
Pessoalmente usei o Etherpad para pedir aos meus alunos que criassem uma história em colaboração com alunos de outra escola. Podem verificar o trabalho feito por eles AQUI.
Abaixo coloquei uma apresentação retirada do Ideas to Inspire sobre várias utilizações destas ferramentas fabulosas.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

I was sad to see that EtherPad will be no more but it looks like the alternate options will end up working well for schools. I like Primary Pad for the school setting.