sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dabbleboard / Scribblar

Dabbleboard e Scribblar são duas ferramentas que nos permitem criar e partilhar um "whiteboard" online. Ambas têm contas pagas e contas grátis. Para nós, professores, a conta grátis é suficiente. Qualquer uma delas permite criar o nosso espaço e rapidamente convidar outros para se reunirem connosco, sem que estes tenham de se registar. As duas permitem o upload de documentos e imagens, dão-nos a possibilidade de embeber um widget directamente no nosso blog/site e disponibilizam chat - Scribblar só escrita e áudio e Dabbleboard escrita, áudio e vídeo. 
Em termos do que cada uma tem para oferecer, Dabbleboard é, sem dúvida alguma, mais completa, indo mais além não só em termos do que nos permite fazer, mas também na variedade de opções que disponibiliza para nosso uso. Scribblar é mais simples e, por consequência, talvez mais adequada ao utilizador menos experiente.  

Como usar Dabbleboard e Scribblar nas aulas?
Qualquer uma delas é óptima para colaboração online. Para aqueles de nós que querem, por exemplo, dar tutorias a alunos ou simplesmente trabalhar com colegas, são, sem dúvida, uma boa opção, pois podemos não só partilhar documentos/imagens como também falar/ver ao mesmo tempo, funcionando quase como uma reunião frente a frente. É claro que é uma ferramenta que os nossos alunos poderiam também utilizar para darem continuidade a trabalhos de grupo estipulados em aula.

Abaixo coloquei screenshots de ambas. Acedam, experimentem e digam de vossa justiça.
 


Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Dabbleboard is great for collaborating with colleagues and I have found Scribblar to work well with elementary students.