É sempre interessante ver a variedade de motores de pesquisa disponíveis. Whoozy permite-nos pesquisar pessoas. Confesso que achei um pouco assustador ver a nossa pegada digital tomar forma e se tornar palpável. Basta aceder, inserir o nome da pessoa que queremos procurar e rapidamente temos acesso a uma série de informações que estão organizadas em categorias: redes sociais, motores de pesquisa, plataformas de fotografia/vídeo/áudio e pessoal - onde temos acesso a endereço de e-mail, tags, factos e documentos sobre ou da autoria dessa pessoa. Temos inclusive a possibilidade de personalizar as informações a que queremos aceder.
Como usar Whoozy nas aulas?
Através do Whoozy rapidamente temos acesso a informações sobre personalidades públicas ou sobre outros educadores, que podemos utilizar, respectivamente, como conteúdo de aulas ou para desenvolvimento profissional. Se usarmos Whoozy em conjunção com What the Internet Knows about You, podemos facilmente alertar os nossos alunos para a sua pegada digital, para a segurança online e para a possibilidade de roubos de identidade, podendo depois usar o Kidsmart, o Digiteen e o Identity Theft para consciencializá-los das precauções a tomar. Podemos inclusive criar uma webquest sobre o assunto ou pedir-lhes que criem posters/animações onde alertem a restante comunidade escolar para esse tópico.
Abaixo coloquei um screenshot do whoozy. Experimentem.
1 comentário:
This is also a good way for students to understand their own virtual footprints. I wonder how many of them will already be able to find themselves with the Whoozy search engine. I suspect most of my 5th graders will find a few things!
Enviar um comentário