quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Plugoo

Plugoo é uma ferramenta que nos permite criar uma "chatbox" para conversarmos com os nossos visitantes em "real time". O que diferencia Plugoo das outras ferramentas de criação de "chats" é o facto de não ser necessário estarmos no site ou no blog onde colocamos a "chatbox". Confuso? Não, nem por isso. O processo é simples. 
O Plugoo tira partido do facto de que a maioria de nós já tem uma conta em plataformas de IM - MSN Messenger, GoogleTalk, Yahoo! Messenger, AOL AIM, ICQ, Jabber, etc - assim, basta seleccionarmos aquela que, regra geral, usamos e adicionarmos como contacto  o Plugoo. A partir daí sempre que entrarmos no nosso Instant Messenger, ficamos online (se for esse o estado escolhido no IM) na "chatbox" criada através do Plugoo e podemos conversar com os nossos visitantes, tal como o fazemos com os nossos amigos. Podemos conversar com 5 pessoas de cada vez sem qualquer problema. Com a vantagem de que todas as conversas são privadas, não sendo visualizadas por outros, nem ficando registadas no nosso site/blog. A nossa informação - nome de utilizador e e-mail - também  não é visível. Se quisermos entrar no IM, mas não na "chatbox" do Plugoo, basta bloquear na nossa lista de contactos o Plugoo. Quando quisermos voltar a utilizar é só desbloquear outra vez.  Exactamente como o faríamos para qualquer outro contacto.

Como usar Plugoo nas aulas?
Esta ferramenta não tem uma aplicação prática nas aulas, mas pode ser de uma mais valia, para nos disponibilizarmos para esclarecer alunos e visitantes, sem que tenhamos de partilhar as nossas informações pessoais. Além de que o facto de não termos de alterar os nossos hábitos, nem ter de estar presente no nosso site/blog para poder comunicar com os nossos visitantes, sem dúvida que torna o processo de comunicação muito mais fácil e viável.

Abaixo coloquei uma "chatbox". Experimentem.

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

Interesting, I think that this would work well at the high school level where students generally already have a variety of online accounts. It would be good for group projects that students are working on and discussing outside of school.

Annie disse...

Olá, eu estou com problema de conexão no meu plugoo, eu li seu post e pensei, de repente, se você não saberia como eu poderia resolver, quando entro nele fica constantemente em "off". Bem, não sei mais como resolver ou pra quem perguntar, é só uma tentativa.

De qualquer modo, obrigada pela atenção.

Aliás, legal seu blog. (:

Alex Francisco disse...

Olá Annie,

Visitei o seu blog. Gostei muito de ler os seus posts. :)
Vi que colocou o Plugoo numa página estática. Será que é por isso que está a ter dificuldades? Experimente colocá-lo na página principal, não num post, mas no espaço lateral onde tem as informações sobre si e o arquivo do blog. Não custa nada experimentar. :)
Aliás posso fazer uma pergunta tola? Adicionou o Plugoo como seu "contacto" na plataforma de mensagem que está a utilizar? Ás vezes é fácil esquecer essa parte.
Se não conseguir fazer o plugoo funcionar, uma vez que o que pretende é dar espaço para os seus leitores poderem conversar consigo, sempre pode optar por criar uma sala de chat pessoal e colocá-la no blog. Existem várias disponíveis: Tinychat e 99chats são duas boas opções.
Espero que isto ajude! :)

Annie disse...

(:

E que bom que gostou dos meus post, mas enfim...
Não consegui mesmo fazer o plugoo funcionar. Segui todas as suas dicas, adicionei o plugoo no msn, testei de vários modos, mas nada deu jeito. Então vou tentar um desses chats que me indicou.

Agradeço as dicas.