segunda-feira, 24 de maio de 2010

InterroBang

InterroBang proporciona-nos a oportunidade única de participarmos numa série de desafios, onde temos de completar missões no nosso dia-a-dia, usando pensamento crítico e desenvolvendo a nossa capacidade para resolução de problemas. Curiosos? Eu fiquei.
Para participar será necessário efectuar registo. Os alunos podem se inscrever e depois convidar o professor ou este pode registar-se e criar uma equipa de alunos. Após registo basta seleccionar uma missão, cumpri-la e fazer o upload de algo que o comprove - documento, fotografias, vídeo. Existem 4 grandes categorias: "World culture", "Nature","The universe" e "The United States", cada uma com várias missões, com pontuações diferentes, de acordo com o seu nível de dificuldade. Qualquer um dos jogadores tem ainda a possibilidade de criar as suas missões para que as outras equipas as cumpram. Para além dos pontos, ganhamos "badges" e mesmo prémios. O "jogo" irá terminar a 30 de Junho. Podem consultar as regras na secção "about" do jogo


Como usar InterroBang nas aulas?
Basta consultar as várias missões disponíveis para nos apercebermos que realizá-las, que trazê-las para a realidade do aluno irá, sem dúvida, ajudá-los a desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas. Poderão experimentar, sugerir, debater, enfim, dar largas à imaginação e arranjar soluções para problemas que nos afectam a todos. Que melhor maneira para aprenderem a ser cidadãos activos? 
Infelizmente o "jogo" irá terminar no fim de Junho, mas nada nos impede de dar continuidade ao mesmo nas nossas aulas e incentivar os nossos alunos a criarem os seus próprios desafios. 


A título de exemplo, vejam abaixo um dos desafios e os vários badges que se pode obter.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: