terça-feira, 18 de maio de 2010

RokTalk

 Já abordei aqui várias ferramentas de text-to-speech (texto-para-fala). RokTalk, à primeira vista, pode parecer apenas mais uma, mas é mais do que isso. RokTalk é um serviço que podemos aceder em qualquer computador, em qualquer parte do mundo. Adoraria dizer que é um serviço grátis, mas infelizmente não é o caso. Contudo, apraz-me dizer que as primeiras 5000 escolas que concorrerem, até o dia 31 de Julho, poderão utilizar este serviço, sem incorrer em qualquer despesa.
RokTalk permite-nos aumentar/diminuir o tamanho da letra numa página, seleccionar apenas partes do texto e ouvi-las, inclusive noutras línguas, podemos até optar por fazer o download do texto em mp3 e ouvi-lo mais tarde. Poderão aceder a mais pormenores no Guia de Utilizador e na secção de FAQ.

Como usar RokTalk nas aulas?
Se a nossa escola disponibilizar o RokTalk, toda a comunidade educativa poderá tirar partido deste serviço e os alunos com necessidades especiais irão certamente beneficiar em muito. Para podermos explorar o potencial do RokTalk é imperativo termos um espaço no website da nossa escola para podermos publicar conteúdo e disponibilizá-lo aos nossos alunos. Já imaginaram podermos fazer o upload de actividades, resumos, fichas de trabalho, jogos, etc e os alunos facilmente acederem a esse conteúdo? Poderem ouvir, ler e fazer o download em mp3 do que pretendemos que pratiquem? Ou então poder disponibilizar informações aos encarregados de educação iletrados ou de outra nacionalidade sem lhes causar qualquer tipo de transtorno? Não será este um daqueles serviços que até vale a pena pagar?

Abaixo coloquei um screenshot do RokTalk. Se tiverem oportunidade concorram à licença grátis.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: