Sepia Town permite-nos viajar ao passado, através da visualização de fotos/imagens históricas. O processo é simples: seleccionamos o local que queremos visitar e rapidamente podemos aceder às fotografias, clicando sobre elas conforme surgem no mapa. Podemos simplesmente ver a foto e localizar no mapa o local que estamos visualizando, ou então podemos optar por ver o aspecto actual do local retratado na fotografia antiga e inclusive ter uma vista panorâmica da rua através de uma série de fotos, que nos permite rodar/ver em todas as direcções.
Após registo qualquer um de nós pode partilhar as fotografias históricas que possua. Assim que, se tem fotografias antigas que queira partilhar com o mundo, SepiaTown é um óptimo local para o fazer. É atribuída uma URL única a cada fotografia, sendo, pois, fácil partilhá-la através das redes sociais.
Como usar Sepia Town nas aulas?
Sepia Town será, sem dúvida, uma óptima aquisição para qualquer docente de história e de geografia. No que diz respeito às línguas, podemos, por exemplo:
- pedir para seleccionarem um local que gostassem de visitar e criar um texto que desse conta das diferenças entre o antes e o depois;
- aproveitar o mapa e treinar as direcções;
- pedir para descreverem o que vêm na fotografia, ou então então criar uma espécie de jogo do género "I spot with my eye...", em que os alunos teriam de adivinhar a quê se referia o colega, através das pistas que este ia dando;
- aproveitar as fotografias panorâmicas e tentar que eles prevejam o que vão ver depois.
- pedir para imaginarem uma história à volta das pessoas retratadas (quem são, onde vão, onde trabalham, etc.) e contá-la aos colegas. Podíamos inclusive optar por deixá-los eleger a mais original e depois pedir-lhes para recontá-la usando outras ferramentas como Animoto, Flixtime, Toondo; GoAnimate, etc.
Coloquei abaixo um exemplo da imagem das Houses of Parliament. Na 1ª imagem podem ver o "then and now" e na 2ª o "map view". Acedam. Experimentem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.
Sem comentários:
Enviar um comentário