segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pinky Dinky Doo

Pinky Dinky Doo disponibiliza várias actividades para alunos da primária e do 2º ciclo. Não é necessário qualquer registo, basta aceder. Pinky Dinky Doo está dividido em 4 áreas principais: Games, Videos, Printables e Story Podcasts
Na secção de Games temos acesso a 4 jogos diferentes. Através do "The great big fancy word game" os alunos têm acesso a vídeos que explicam a utilização de diversas palavras, no "wear it or eat it" têm a oportunidade de praticar vocabulário, no "Pinky's fantastic print-o-matic podem seleccionar e colorir várias imagens, por fim no "Your story Box" têm a possibilidade de, enquanto praticam a leitura, criar as suas próprias histórias, seleccionando os vários elementos que as completam. Depois de terminadas podem submeter as suas histórias e criar podcasts com elas.
Na secção de Videos podem ouvir várias músicas e ver os vídeos das mesmas. Na secção Printables encontram várias imagens que poderão imprimir e colorir. A secção de Story Podcasts é ondem encontraram as várias historias criadas na "Your Story Box" e poderão subscrever ao podcast através do iTunes.

Como usar Pinky Dinky Doo nas aulas?
O site disponibiliza uma secção para "crescidos" onde encontramos algumas ideias. Mas certamente que qualquer docente de primária ou de 2º ciclo encontrará algo de interesse para as suas aulas no Pinky Dinky Doo. Poderão, por exemplo:
- praticar identificação de sequência de eventos numa história;
- identificar e caracterizar personagens;
- praticar a leitura;
- aproveitar os podcasts e realizar actividades de "listening comprehension";
- praticar vocabulário;
- dar-lhes o mesmo tema e deixar que cada aluno crie a sua própria versão da história;
- gravar os próprios alunos a ler e a recriar a história;
- transformar numa pequena peça de teatro a história criada pelos alunos.

Abaixo coloquei um screenshot do Pinky Dinky Doo. Acedam e explorem.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: