segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tutorials

Hoje em dia, mais do que nunca, é imperativo que sejamos capazes de aprender sozinhos. Por isso, gostava de vos falar de três sites que são de referência para mim: Tech Training Wheels, Teacher Training Videos e Cybrary Man's Tutorials. Quando preciso de informações ou quero esclarecer dúvidas sobre a utilização de alguma ferramenta, encontro sempre respostas nestes sites.
Tech Training Wheels oferece-nos uma variedade de vídeos sobre diferentes ferramentas e tem por objectivo simplificar a tecnologia, tornando-a acessível a todos. Se quisermos podemos nos registar e também partilhar os nossos tutoriais.
Teacher Training Videos é fruto do trabalho de Russel Stannard que para além de nos oferecer excelentes tutoriais sobre ferramentas de uso generalizado, também nos oferece tutoriais sobre ferramentas que podemos usar especificamente no ensino do Inglês.
Cybrary Man's Tutorials é uma das muitas páginas criadas por Jerry Blumengarten, um educator excepcional, que organizou uma espécie de catálogo da internet para toda a comunidade educativa. Na sua página de tutoriais Jerry aponta para uma miríade de links onde poderemos suprir as nossas necessidades.

Como usar Tech Training Wheels Teacher Training Videos e Cybrary Man's Tutorials nas aulas?
Pessoalmente falando, prefiro que me mostrem do que me digam como fazer algo. Se tiver um vídeo que possa ver e rever as vezes que forem necessárias, facilmente percebo e sou capaz de aplicar o que apreendi. A maioria dos nossos alunos também é assim. Então porque não usar os vídeos disponibilizados por estes sites e direccionar os alunos para o vídeo sobre a ferramenta que queremos que eles usem? É uma óptima forma de não só responsabilizá-los pela sua aprendizagem, mas também uma excelente maneira de praticar inglês. Podemos inclusive pedir-lhes que criem as legendas para o vídeo, que usem o VidiNotes e que criem um manual de instrução ou que depois criem eles o seu próprio vídeo dando conta do funcionamento de uma determinada ferramenta.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: