sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Digital Storytelling

O post de hoje é para aqueles de nós que começam a dar os primeiros passos na utilização das TIC nas suas aulas, principalmente no que diz respeito a narrativas digitais. Sabemos que existem inúmeras ferramentas que podemos utilizar para criá-las. Pessoalmente já, por várias vezes, me sentei tentando estabelecer quais as que iria utilizar com os meus alunos, tentando justificar a escolha de uma em detrimento de outra. O trabalho feito por Silvia Tolisano e Alan Levine foi e é, sem dúvida alguma, uma mais valia nesse aspecto. Por isso quero partilhá-lo convosco, para que também vocês possam beneficiar dele. Silvia Tolisano organizou um pequeno manual: Digital Story Telling for Educators, onde explica, passo a passo, como utilizar uma série de ferramentas na criação de narrativas digitais. Basta aceder e fazer o download. Alan Levine, por seu lado, demonstra magistralmente como utilizar nada mais que 50 ferramentas, criando um wiki: 50 Web2.0 Tools to Tell a Story, onde, conta a mesma história através dessas 50 ferramentas.
Como é óbvio estes recursos, à semelhança de muitos outros, estão em Inglês.  Mas mesmo para os colegas de outras disciplinas, que são menos fluentes em Inglês, serão de uma grande ajuda. Por isso acedam e se for muito difícil de compreender peçam ajuda, mas não deixem de aceder, de ler, tirar notas, seguir as hiperligações, experimentar as ferramentas e ver os resultados.    
Silvia Tolisano também organizou uma unidade completa sobre Blogs. Quem estiver a contemplar se aventurar na blogoesfera tem tudo a ganhar em aceder, ler e fazer o download se assim o quiser.

Como usar Digital Story Telling for Educators e 50 Web2.0 Tools to Tell a Story nas aulas?
Para além de nos proporcionarem, ideias muito claras sobre o que fazer e como o fazer, estes recursos permitem-nos rapidamente mostrar e elucidar os nossos alunos sobre o que têm à disposição. Porque não deixá-los explorar as ferramentas e serem eles a seleccionar aquela que mais gostam? Ou então porque não seleccionar algumas ferramentas - uma por aluno - e pedir-lhes que à semelhança de Alan Levine contem todos a mesma história com a ferramenta que lhes foi atribuída. No final poderão organizar uma tabela com os prós e os contras de cada ferramenta e eleger aquelas que preferem utilizar.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: