sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mixtube

Mixtube permite-nos criar e organizar as nossas próprias listas de vídeos do youtTube. O objectivo do Mixtube é que se partilhe vídeos de música, criando e organizando listas que facilmente os outros podem reordenar como quiserem, acrescentando ou apagando vídeos. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, clicar em "Create playlist", atribuir um nome à "Playlist" e depois é só ir adicionando a URL dos vídeos que nos interessam ou então, se sabemos o nome do utilizador do YouTube, podemos simplesmente inseri-lo e rapidamente temos acesso a todos os vídeos desse utilizador. É possível ouvir a música no próprio Mixtube ou ver o vídeo no YouTube.

Como usar Mixtube nas aulas?
Hoje em dia, a maior parte dos manuais escolares utiliza músicas que vão ao encontro dos temas abordados. Porque não criar listas por géneros musicais ou por artista que seriam utilizadas nas aulas, dando oportunidade aos alunos não só de ouvir a música mas também ver o vídeo? Podemos utilizar alguns desses vídeos e criar questionários, utilizando o ESLvídeo. Podemos criar um concurso em que os alunos teriam de identificar o tema, o nome da música e quem a canta. Podemos aproveitar que alguns dos vídeos têm legendas e permitir que os alunos cantem as músicas também. Podemos encarregar os alunos de criarem listas pessoais com as músicas preferidas deles e depois criar uma lista final com as preferências da turma.

Abaixo coloquei um screenshot da lista da EFLclassroom no Mixtube com várias músicas legendadas, passíveis de serem utilizadas em aula. Cliquem para aceder e criem a vossa própria lista.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: