sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Moodstream / Stereomood

Moodstream e Stereomood permitem-nos aceder a música online que vá ao encontro do nosso estado de espírito. São ambos gratuitos e completamente online. Através do Stereomood podemos simplesmente inserir os nossos termos de pesquisa ou clicar sobre os "tags" disponíveis e rapidamente acedemos a uma lista de músicas que reflectem o que sentimos. Podemos fazer uma pesquisa por sentimentos: happy, sad, etc, ou por actividades: dancing, reading, etc. Note-se que o Stereomood distingue os sentimentos das actividades usando minúsculas e maiúsculas, respectivamente. Podemos aceder e usar sem ser necessário qualquer registo, mas só após a criação de conta é que podemos criar e partilhar as nossas próprias listas.
Por seu lado, Moodstream não só nos permite seleccionar o estado de espírito, como também nos apresenta imagens/vídeos relacionadas com o sentimento escolhido, permitindo que, após registo, se seleccione as imagens, vídeos e músicas que queremos usar e se crie a nossa própria lista (board). Temos também acesso a informação extra sobre os vídeos, imagens e músicas que façam parte da transmissão (streaming) que estamos a visualizar. 

Como usar Moodstream e Stereomood nas aulas?
Sem permitir que os alunos visualizem o ecrã podemos pedir-lhes que, baseado no que ouvem, registem os sentimentos que lhes desperta a música e depois comparar o que cada um escreveu, tentando explicar as diferentes emoções indicadas. Podemos fazer a selecção prévia de imagens/vídeos/músicas no Moodstream e pedir-lhes criem uma história, usando as imagens/vídeos visualizados para encontrar as suas personagens e a trama da história. Podemos também simplesmente utilizar estas ferramentas para criar um determinado ambiente quando abordamos um tema em específico.

Abaixo coloquei screenshots do Moodstream e do Stereomood. Experimentem.

 


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: