terça-feira, 6 de outubro de 2009

WikiEducator

Hoje gostaria de partilhar convosco algo mais do que uma mera ferramenta. Gostaria de vos dar a conhecer o WikiEducator, uma comunidade de educadores cujo propósito é, entre outros, trabalhar colaborativamente na criação de OERs (Open Education Resources).
Tive o prazer de fazer parte do grupo que frequentou a 30th online Learning4Content Workshop, uma das formações oferecidas gratuitamente pelo WikiEducator. Devo confessar que no início estava um pouco reticente, já que não tinha qualquer ideia sobre como trabalhar em wikis. Contudo, com a ajuda e apoio dos nossos excelentes tutores, em 10 dias, aprendi imenso, fiz parte de debates e conheci outros educadores com quem colaborei e partilhei experiências.
A presença de Portugal na comunidade do WikiEducator é ainda pequena, assim que gostaria de convidar-vos a se tornarem membros desta comunidade, a explorarem os muitos recursos que ela tem para oferecer e a participarem na 31st online Learning4Content workshop, que decorre entre 26 de Outubro e 6 de Novembro. Verão que não se arrependem.

Como usar WikiEducator nas aulas?
Porque não disponibilizar os trabalhos criados por nós e pelos nossos alunos na nossa página do WikiEducator? Porque não guiar os nossos alunos pelo mundo do WikiEducator, consciencializando-os do que são OERs? Porque não criar o nosso próprio curso e disponibilizá-lo online através do WikiEducator? Há muito por onde escolher, só temos de explorar o que o WikiEducator tem para oferecer. Afinal de contas os educadores presentes no WikiEducator "are turning the digital divide into digital dividends using free content and open networks" e apenas esperam que nos juntemos a eles.


Abaixo coloquei um screenshot do WikiEducator. Acedam e explorem.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: