sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

TVARK

É sempre bom encontrar sites que me prendem. :) Comecei a explorar o TVARK e dei por mim já tinham passado duas horas. O TVARK é um museu online para a televisão, mostrando excertos de programas, noticiários, banda desenhada, anúncios publicitários, etc de há anos atrás. O conteúdo do site está bem organizado, facilitando qualquer pesquisa que se queira fazer. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e selecionar o excerto que se quer visualizar. Infelizmente não é possível fazer o download dos excertos, mas podemos facilmente partilhar a URL do vídeo com os outros através do e-mail ou das redes sociais.

Como usar TVARK nas aulas?
Porque não procurar excertos de programas e de anúncios que depois usá-los para debater a forma como a televisão evoluiu? Ou então explorar a ligação entre o espectador, a sociedade e o tipo de programa ou anúncio disponibilizado numa determinada época. Ou talvez pedir aos alunos que selecionem um programa e o alterem de forma a torná-lo actual, debatendo as alterações que acham pertinente fazer.

Abaixo coloquei um screenshot de um dos anúncios disponíveis no TVARK. Sabiam que o chocolate Snickers já teve o nome Marathon? :) Eu não. Cliquem para ver o vídeo.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

This is a fun trip down memory lane for me. My family lives in the UK and I spent many summers watching these programs.

Alex Francisco disse...

It is fun isn't it? ;) It kept me distracted for a couple of hours.