terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vidinotes

Vidinotes é uma ferramenta que nos proporciona uma forma muito prática de transformarmos qualquer vídeo num "manual de instruções", permitindo-nos criar imagens retiradas do próprio vídeo e adicionar-lhes notas. Não é necessário qualquer registo, basta aceder, fazer o upload do vídeo - tem de estar em flash e não pode ultrapassar os 25mb - seleccionar as imagens (até 30) que queremos utilizar, adicionar-lhes um título e as nossas notas e depois é só imprimir o documento ou então  guardá-lo em formato PDF para posterior partilha com os outros. Todo o processo de criação do manual é muito simples e intuitivo. 

Como usar Vidinotes nas aulas?
Porque não pedir aos nossos alunos que criem/seleccionem vídeo tutoriais sobre determinados tópicos para depois criarem manuais que poderão partilhar com a turma, organizar os seus próprios ficheiros para estudo posterior ou simplesmente criar os seus manuais "how-to". Seria uma óptima forma de aprenderem a selecionar as imagens mais representativas e a terem de adequar a instrução à imagem. Quanto a nós, professores, podemos também criar os nossos próprios manuais, quer para os alunos, quer para partilhar com colegas. Porque não organizar o manual e desafiar os nossos alunos a criarem o vídeo a partir do manual? Seria uma forma interessante de verificar se fomos bem sucedidos nas nossas indicações.

Abaixo coloquei um screenshot do Vidinotes. Experimentem.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

This is a really neat tool! Thank you for sharing it, it would also be great for students who are learning to sequence events in a story, reflecting on the video they just watched, etc. Very cool! Thanks for sharing it!

Alex Francisco disse...

Wonderful suggestions Kelly! I hadn't thought of those :). Thanks for the input!