segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Viewzi

Viewzi é mais uma excelente adição aos motores de pesquisa visuais. Difere dos outros na maneira como apresenta os resultados. Acedemos, inserimos o termo de pesquisa e prontamente é-nos apresentado uma série de resultados que podemos optar por aceder de várias formas, tendo em conta o que nos interessa. Assim podemos, por exemplo, ver os resultados em forma de nuvem de palavras, em vários webshots das páginas online, numa linha do tempo, em texto simples, enfim, há muitas mais opções que valem a pena ser exploradas. Principalmente porque o modo de apresentação escolhido determina a informação apresentada.

Como usar Viewzi nas aulas?
Por ser um motor de pesquisa visual, Viewzi é mais apelativo, por isso talvez os nossos alunos se sintam mais encorajados a realizar as pesquisas que lhes pedimos. Além de que o facto de podermos visualizar a informação que nos interessa de tantas maneiras diferentes é, sem dúvida, vantajoso para qualquer utilizador.

Abaixo coloquei um screenshot de uma das pesquisas que fiz. Usei "web 2.0" como termo de pesquisa e optei pelo modo "webshots" como apresentação da informação.

Share/Save/Bookmark

3 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

Visual search engines are great for students who learn best through visual modes (and their teachers).

Eva Büyüksimkesyan disse...

Hi,

This one is great, Alex. I've been using it for sometime and it's also fun.
Eva

Alex Francisco disse...

Hi Eva, :)

Quite true! It is fun to use. I also found it to be very thorough and I love how you get different results depending on which way you choose to view your search.
Cheers,
Alex