segunda-feira, 3 de maio de 2010

MapAList

MapAList é uma ferramenta que nos permite mostrar num mapa o conteúdo das nossas google spreadsheets. O processo é simples: após registo, acedemos às nossas spreadsheets, seleccionamos a informação que queremos que apareça no mapa - podemos incluir imagens, texto e hiperligações juntamente com a localização geográfica - depois é só salvar e partilhar a URL do mesmo. Cada vez que a spreadsheet for alterada o mapa irá reflectir essas alterações.

Como usar MapAList nas aulas?
Para os docentes de geografia e história esta ferramenta será, sem dúvida, uma mais valia. Nós, docentes de línguas, poderemos usar o MapAList para, por exemplo, quando abordamos o tema "holidays" pedir aos alunos que preencham um formulário, onde especifiquem os países que queriam visitar nas férias , mostrar o mapa criado, aproveitando para pedir-lhes comparar os destinos escolhidos e defenderem a sua escolha. Se tivermos alunos de países diferentes podemos aproveitar para criar um mapa, adicionar a bandeira do país e pedir aos outros para realizarem uma breve pesquisa sobre os países dos colegas.  Podemos mostrar uma série de localizações num mapa, pedir aos alunos para clicarem no marcador onde leriam um pequeno texto e para, em seguida, tirarem ilações sobre a relação entre os mesmo. Podemos também usar O MapAList em projectos, formações ou inquéritos, para termos uma imagem da localização dos participantes.

Abaixo coloquei um screenshot do MapAList. Acedam, experimentem e decidam da sua utilidade nas vossas aulas.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

What a cool tool! I wonder if it is possible to collaborate on a map? I am thinking this would be a neat tool to use with a project like Flat Stanley books in the elementary school.