quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Movie Segments

O início do ano lectivo está aí e a maioria de nós já está a começar a preparar as aulas que se avizinham. Tendo isso em mente gostaria de partilhar convosco dois blogs: Movie Segments to Assess Grammar e Movie Segments for Warm-Ups and Follow-Ups. O criador destes blogs é Claudio Azevedo, professor na Casa Thomas Jefferson, Brasilia, Brazil, que gosta de olhar para os filmes com outros olhos e criar actividades a partir de segmentos deles. Não é necessário registo, basta aceder e selecionar a actividade que nos interessa. Podemos utilizar e alterar qualquer uma das actividades. Tendo em conta o espírito de partilha, se utilizarem segmentos de filmes nas vossas aulas, por favor enviem-lhe o vídeo e as actividades que organizaram, para que os outros também possam beneficiar daquilo que vocês criaram.

Como usar Movie Segments to Assess Grammar e Movie Segments for Warm-Ups e Follow-Ups nas aulas?
Todos temos consciência que utilizar vídeos nas aulas é motivador para os alunos, mas se ainda têm dúvidas sobre como o fazer, basta acederem aos blogs para terem a resposta. As actividades criadas estão bem organizadas, por isso facilmente se encontra o que precisamos. Como sou apologista de produtos criados pelos alunos gostaria de sugerir que apresentem, a título de exemplo, uma ou duas das actividades, mas depois porque não dividi-los em grupos, atribuir um vídeo a cada grupo e pedir que sejam eles a criar as actividades? Como é óbvio teríamos de lhes dar guião de trabalho com os tópicos que queríamos que eles abordassem.

Abaixo coloquei screenshots dos blogs. Acedam e tirem as vossas conclusões.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Claudio Azevedo disse...

Caro Alex,
Que boa idéia esta do blog em português com estes recursos. Obrigado pela referência. Espero que os blogs sejam realmente úteis. Façam bom uso deles. Abraços

Alex Francisco disse...

Caro Claudio,
Obrigado eu, pelo trabalho que vem desenvolvendo nos seus blogs. São, sem dúvida alguma, uma mais valia para qualquer professor de Inglês.
Abraços