terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ahead

Ahead é uma nova ferramenta gratuita para apresentações multimédia que vi hoje referida no blog  I Want To. Ainda está em fase Beta, por isso é normal que sofra alterações nos meses que se seguem. Ahead disponibiliza 3GB de armazenamento e permite-nos o upload de ficheiros de diversos formatos que depois podemos usar na nossa apresentação. Um pouco à semelhança do Prezi o Ahead é completamente online e permite-nos utilizar zoom. Através do Ahead vamos construindo a nossa apresentação, criando cenas. Cada cena tem uma URL única, o que nos dá a oportunidade de podermos partilhar apenas uma cena em especifico da nossa apresentação. O Ahead requer um pouco de treino até que nos habituemos a utilizá-lo. Para já está apenas disponível um tutorial em PDF, mas os seus criadores prometem disponibilizar tutoriais em vídeo para breve. Depois de pronta temos a possibilidade de partilhar a apresentação através das redes sociais ou então colocá-a directamente no nosso site/blog.

Como usar Ahead nas aulas?
Como ferramenta de apresentação multimédia o Ahead é uma alternativa aos PPTs que os nossos alunos, regra geral, usam. É sempre salutar dar-lhes a conhecer outras ferramentas para que eles as experimentem e possam tirar partido delas. Ahead pode ser usado para apresentar um determinado projecto escolar, pode até funcionar como e-portfolio, um local onde o aluno colocaria os seus melhores trabalhos.

Abaixo coloquei um screenshot da página inicial do Ahead e um exemplo de uma apresentação disponibilizada pelo próprio site.



Share/Save/Bookmark

5 comentários:

dkapuler disse...

Alex, where are you finding these amazing sites? It kinda reminds me of Prezi but actually a lot easier to use.

Just thinking out loud but I wonder what the best way is to incorporate this w/ students?

Alex Francisco disse...

Hi David, I first saw Ahead mentioned on the blog I Want To
I was thinking I might ask my students to use it to present any given project/research work or else just as an e-portfolio , where they could present their best work.

dkapuler disse...

Nice, those sound like great ideas, what age group is this for?

I gave Ahead a try, while navigating around a "finished" page is easy, create your own zoom-able page is hard.

However, I also thought Prezi was hard so for those that thought that was easy should be able to handle this just fine.

What can I say, I'm zooming-challeneged 8-P

Alex Francisco disse...

I soooo agree with you! :) I tried to create something myself, I managed to do it but got a bit lost and just hoped for the best. :D I'll wait for the video tutorials and practice a some more before trying it with my kids. But I do like the tool,and what you can do with it.

Alex Francisco disse...

I'll be keeping track of the developments on Ahead, Henrik. ;)