quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Culture Crossing

Culture Crossing dá-nos acesso a informação sobre mais de 200 países do mundo. É uma base de dados, que conta com a contribuição dos seus utilizadores para diminuir as barreiras culturais que nos separam. Oferece-nos informação sucinta  sobre vários aspectos culturais de uma determinada nação, não só para nos alertar para culturas diferentes e minimizar potenciais confusões quando interagimos com pessoas de outras culturas, mas também para nos consciencializar da forma como a nossa própria cultura influencia a forma como agimos e reagimos. Culture Crossing também nos dá acesso a links para outros recursos online e, semanalmente, apresenta um questionário para testarmos o nosso nível de conhecimentos em relação a outras culturas e uma entrevista com um nativo de diferentes países, que nos dá conta da suas próprias experiências. Podemos aceder e consultar os dados livremente, mas para contribuir com mais informação, para interagir com os outros utilizadores é necessário efectuarmos registo.

Como usar Culture Crossing nas aulas?
Tanto as línguas como a geografia e a história beneficiariam da utilização do Culture Crossing. Por exemplo, para celebrar o Dia da Europa podíamos criar uma actividade em que pediríamos aos nossos alunos que, por um dia, fossem de outra nacionalidade. Agindo de acordo com essa nacionalidade. Seria interessante ver os resultados.
Podemos simplesmente explorar o Culture Crossing com eles, questionar a informação apresentada e testar o nosso conhecimento sobre outras culturas. Podemos nos registar e, em conjunto com eles, decidir que mais informação poderíamos adicionar sobre a nossa cultura.

Abaixo coloquei um screenshot do Culture Crossing. Ao clicarem sobre a imagem serão direccionados para um teste. Verifiquem em que pé está o vosso conhecimento das outras culturas. :)


Share/Save/Bookmark

3 comentários:

dkapuler disse...

Alex, Culture Crossing is great one of my favorite new sites.

I'm glad you discovered it and think it's a great resource for education.

Keep up the great work!!!

http://cyber-kap.blogspot.com/2009/05/culture-crossing.html

Alex Francisco disse...

Hi David.
Yes, I also think Culture Crossing has great educational potential. Will most surely use it class, if only to make my students aware of own cultural idiosyncrasies.

Alex Francisco disse...

Just followed the link you left on your comment. So Culture Crossing was actually old news to you, huh? I really need to explore your blog more thoroughly. ;)