quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TubeRadio.fm / Ibizaah - Playlist Creators

TubeRadio.fm and Ibizaah permitem-nos criar "playlists" de vídeos de música do Youtube. Ibizaah é muito mais simples e tem um fim mais lúdico: nos deixar experimentar como será estar na pele de um DJ. Podemos efectuar pesquisas e seleccionar vários vídeos que depois visualizamos e ouvimos dois a dois. É-nos dado a possibilidade de passar de um para outro conforme quisermos e podemos inclusive adicionar o som de uma sirene. Por enquanto ainda não é possível salvar as nossas playlists, mas, em princípio, em breve será algo que os utilizadores de Ibizaah poderão fazer.
TubeRadio.fm por seu lado, é um "internet music video player" que nos permite encontrar e, rapidamente, organizar online os vídeos do YouTube, dando-nos também acesso, dentro do próprio TubeRadio.fm, à letra da música, à biografia do artista e uma lista de artistas, dentro do mesmo género musical, daquele que estamos a consultar. Podemos utilizar o TubeRadio.fm e aceder às playlists públicas sem ser necessário registarmo-nos, mas para guardar e partilhar as nossas playlists temos de efectuar registo. Todo o processo é extremamente simples e intuitivo.

Como usar TubeRadio.fm e Ibizaah nas aulas?
Podemos facilmente pedir aos nossos alunos para usarem Ibizaah e criarem uma espécie de "music face off", onde confrontariam géneros musicais, estilos de performance, etc. Ou então podemos simplesmente permitir que se divirtam e criem uma selecção de duas ou quatro músicas, onde possam dar mostras das suas qualidades de DJ. Uma vez que o Ibizaah ainda não permite guardar o nosso trabalho eles podiam usar uma ferramenta de captura de ecrã como, por exemplo, o screentoaster e gravar o seu trabalho.
Hoje em dia, a maior parte dos manuais escolares utiliza músicas que vão ao encontro dos temas abordados. Porque não usar o TubeRadio.fm e criar listas por géneros musicais ou por artista que seriam utilizadas nas aulas, dando oportunidade aos alunos não só de ouvir a música mas também ver o vídeo? Podemos utilizar alguns desses vídeos e criar questionários, utilizando o ESLvídeo. Podemos criar um concurso em que os alunos teriam de identificar o tema, o nome da música e quem a canta. Podemos aproveitar que alguns dos vídeos têm legendas e permitir que os alunos cantem as músicas também. Podemos encarregar os alunos de criarem listas pessoais com as músicas preferidas deles e depois criar uma lista final com as preferências da turma.

Abaixo coloquei dois tutoriais disponibilizados pelos próprios TubeRadio.fm e Ibizaah.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Miguel disse...

Alex!

Thanks for reviewing Ibizaah!. Pretty soon you will be able to save playlists like you mention. Also I am pretty close to have an auto DJ button that will crossfade between songs automatically so the DJ can take a break sometimes ans join the dance floor!

Migs

Alex Francisco disse...

Hi Miguel, Great work with Ibizaah.:) My students love it! Will be keeping an eye out for its developments.