terça-feira, 9 de março de 2010

Electrocity / Enercities

Sempre fui fã da utilização de jogos em contexto de sala de aula. Acho que é uma maneira muito prática de juntar o útil/educacional ao agradável. Gosto especialmente dos jogos que me permitem expandir os temas abordados em aula. Os alunos põem em prática o que aprenderam e consciencializam-se das consequências das decisões que tomam.
Electrocity e Enercities são dois jogos que me permitem fazer isso. Ambos têm por objectivo a criação e manutenção sustentável de uma cidade. É-nos pedido que, através de decisões ponderadas, se desenvolva a nossa cidade, tendo em conta as necessidades dos seus habitantes, tentando construir uma cidade que para além de suprir as suas necessidades energéticas também tenha em atenção o impacto ambiental das decisões tomadas.
Qualquer um destes jogos disponibiliza recursos para professores. Electrocity é direccionado a utilizadores  entre 7 e os 9 anos, enquanto que Enercities é direccionado para utilizadores com 12 anos e acima. 

Como usar Electrocity e Enercities nas aulas?
Porque não formar grupos e responsabilizá-los pela manutenção da sua cidade? Podemos estipular um tempo de jogo, após o qual cada grupo apresentaria os resultados da sua gestão, justificando as suas decisões e tomando consciência do resultado das mesmas, ponderando alternativas. Se preferirmos podemos optar por jogar com a turma toda, usando um projector e/ou quadro interactivo, de forma a que, em conjunto, se tome decisões e se analise a consequência das mesmas. Para as aulas de Inglês, para além de se poder abordar vocabulário relativo ao ambiente e à vida citadina, podemos também pedir aos alunos que nos descrevam a sua cidade e que nos apresentem os prós e os contras da sua cidade.

Abaixo coloquei screenshots de ambos. Experimentem.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Games and play are so important to learning. It is a shame that we don't capitalize on them more in the classroom. These are two excellent suggestions for doing just that.