quinta-feira, 11 de março de 2010

GistWeb

GistWeb é uma ferramenta muito simples cujo único propósito é proporcionar uma síntese do conteúdo de qualquer página online. Não é necessário registo, mas teremos de colocar um bookmarklet na nossa barra de ferramentas. Feito isso, sempre que quisermos utilizar o GistWeb, basta clicar sobre o botão (boomarklet) "Gist It!" para rapidamente termos acesso à síntese da página que estivermos visualizando. O próprio GistWeb alerta-nos de que funciona melhor com páginas em Inglês, mas é apenas uma questão de experimentar noutras línguas. Eu experimentei com páginas Portuguesas e o resultado foi razoável.

Como usar GistWeb nas aulas?
É certo que ler uma síntese não se compara ao ler todo o conteúdo da página, mas quando, por exemplo, pedimos aos nossos alunos para efectuarem pesquisas, eles demoram imenso tempo a ler e, regra geral, ou desistem ou ficam-se pelas primeiras páginas que abrem. Se utilizarem o GistWeb poderão facilmente ter uma ideia do conteúdo da página e decidir se vale a pena lê-la na integra ou não, conseguindo, dessa forma, rentabilizar mais o seu tempo. No que diz respeito a nós, professores, o GistWeb poderá ser também utilizado para rapidamente "lermos" os vários blogs que seguimos, pois apresenta inclusive um apanhado dos comentários.

Abaixo coloquei um screenshot da síntese do post inspirador da, sempre brilhante, Shelly Terrell. Leiam-no e depois comparem com o texto criado pelo GistWeb e decidam da sua fiabilidade.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

Gist web would also be a fantastic way to get the gist of the forever-long educational reform documents posted online.

Alex Francisco disse...

So true kelly! ;)