quinta-feira, 4 de março de 2010

Toonlet / Bitstrips

Toonlet e Bitstrips são duas ferramentas que nos permitem criar banda desenhada. Ambas requerem registo antes de se poder elaborar as nossas tiras de BD, mas qualquer uma delas permite-nos criar as nossas próprias personagens. Contudo é de salientar que o Bitstrips disponibiliza mais opções no que diz respeito a fundos e a personagens. O processo de criação é, relativamente, simples em ambas, mas talvez será um pouco mais moroso - pelo menos nas primeiras tiras de BD criadas - no Toonlet. Tanto uma como a outra possibilita-nos a colocação da BD directamente no nosso site/blog. 
Bitstrips, para além da conta grátis, disponibiliza também uma conta especificamente para as escolas, onde o professor detém controlo sobre as tiras de BD publicadas, não havendo contacto dos alunos com os restantes utilizadores do site, criando-se assim um ambiente mais seguro.

Como usar Toonlet e Bitstrips nas aulas?
Podemos pedir aos nossos alunos para recontarem uma história através de banda desenhada, ou alertarem os colegas sobre um tópico abordado em aula; podemos apresentar-lhes uma banda desenhada para eles colocarem as tiras na ordem correcta ou apresentar só os desenhos para eles criarem os balões de texto. Estas ferramentas também são óptimas para apresentação e/ou revisão de conteúdos. 

Abaixo coloquei dois tutoriais disponibilizados pelos próprios sites. Vejam. Experimentem e depois decidam qual delas melhor se adapta ao que querem fazer nas vossas aulas.

Create a Comic Strip in toonlet from Keith Dennis on Vimeo.

Bitstrips for Schools from Bitstrips on Vimeo.
Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Mrs. Tenkely disse...

I am really liking Bitstrips myself, it looks like a great little comic strip creator and very easy to use. Thanks for the suggestion!

Alex Francisco disse...

I like it too. :) I've been a fan of Toondoo for quite some time now, but Bitstrips does present itself as a great alternative.