quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

IZArc

IZArc permite-nos aceder à maioria dos tipos de ficheiros comprimidos. Facilitando o processo de descompressão e extracção desses ficheiros e permitindo inclusive a conversão de um tipo de arquivo para outro.
Será certamente uma ferramenta que todos aqueles que já receberam ficheiros "zipados" numa extensão estranha - 7-ZIP, A, ACE, ARC, ARJ, B64, BH, BIN, BZ2, BZA, C2D, CAB, CDI, CPIO, DEB, ENC, GCA, GZ, GZA, HA, IMG, ISO, JAR, LHA, LIB, LZH, MDF, MBF, MIM, NRG, PAK, PDI, PK3, RAR, RPM, TAR, TAZ, TBZ, TGZ, TZ, UUE, WAR, XXE, YZ1, Z, ZIP, ZOO - irão apreciar. O IZArc é grátis, bastando aceder ao site, fazer o download do software e instalá-lo no nosso computador. Após instalação podemos utilizá-lo e embora o IZArc seja simples estão disponíveis tutoriais para o utilizador mais inexperiente.

Como utilizar o IZArc nas aulas?

Esta não é uma ferramenta que tenha uma utilização prática nas aulas, mas é mais uma daquelas que qualquer aluno e professor tem tudo a ganhar em conhecer.
Não raras vezes, tanto nós como os nossos alunos necessitamos enviar ou guardar ficheiros que são grandes, tornando o nosso computador mais lento e ocupando espaço que poderia ser utilizado para outra coisa. Se aprendermos a utilizar ferramentas como IZArc rapidamente comprimimos esses ficheiros, tornando-os mais pequenos e por consequência mais manuseáveis e mais facilmente partilhados.


Abaixo coloquei um screenshot da página principal do IZArc. Acedam e decidam se vos poderá ser útil.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: