sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

VideoLobby

Ainda agora me habituei à ideia de podcasting e eis que surge uma ferramenta que nos permite criar e publicar webcasts de forma rápida e simples. VideoLobby é uma das aplicações criadas pelo Smibs.com. A sua utilização é grátis, mas requer um registo prévio. Logo que completamos o registo podemos seleccionar o serviço que queremos utilizar para a transmissão do nosso show - algumas das opções são o Ustream e o justinTV-, personalizar a nossa página com o nosso próprio logótipo e depois criar o nosso primeiro show. VideoLobby dá-nos inclusive a hipótese de interagir com os nossos espectadores já que estes nos podem fazer perguntas - podemos optar por as moderar - durante a emissão do nosso show. Depois de terminados, os episódios individuais são arquivados e podem ser acedidos em qualquer altura. Partilhar os episódios criados também é muito simples, já que podemos imediatamente publicitá-los nas redes sociais (Twitter, Facebook).

Como usar VideoLobby nas aulas?
Como comecei por apontar neste post ainda me estou habituando à ideia de podcasting, mas confesso que já estou enamorada pelas possibilidades proporcionadas pela utilização do VideoLobby. Poderíamos, criar o nosso próprio canal de televisão onde, entre outras coisas, podemos apresentar concursos, pequenos desafios nos quais os nossos alunos poderiam participar através dos comentários. Podemos criar uma grelha de programação e contar com a colaboração dos alunos na realização dos vários episódios. Podemos aproveitar para mostrar ao mundo a nossa realidade escolar, realizando entrevistas e dando conta dos projectos da escola. Podemos atribuir rubricas aos alunos e encarregá-los de as desempenharem - podem entrevistar os colegas ou professores ou partilhar um aspecto da sua vida escolar. Enfim, há muito que se pode fazer, há apenas que sentar e decidir que rumo queremos tomar.

Abaixo coloquei dois tutoriais disponibilizados pelo próprio VideoLobby. Também já criei o nosso canal. Logo que fizer uso dele serão os primeiros a saber. Se algum de vós já tiver o seu canal escolar, por favor, partilhem-no connosco. ;)




Share/Save/Bookmark

Sem comentários: