segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Spaaze

Spaaze é mais uma ferramenta que nos permite organizar informação. O que a distingue é o facto de nos permitir fazê-lo de uma forma visual e nos dar completa liberdade na forma como organizamos os itens no nosso Spaaze.
Para utilizar o Spaaze, basta aceder, criar uma conta ou fazer o login através da nossa conta no Google, Yahoo ou openID. Após este processo é possível começar a adicionar vídeos, notas, etiquetas e "bookmarks" ao nosso espaço. Podemos facilmente visualizar, dentro do próprio Spaaze, os "bookmarks" e os vídeos que guardamos. O Spaaze é grátis, mas funciona com um sistema de pontos. Com o nosso primeiro Spaaze são-nos atribuídos 1000 pontos, que vão sendo deduzidos conforme vamos adicionando itens - 5 pontos por cada nota ou "bookmark", 4 pontos por cada vídeo e 2 pontos por cada etiqueta. Contudo, temos a possibilidade de repor pontos (500 de cada vez) quando o nosso total for inferior a 500 pontos. Para uma utilização mais rápida, podemos instalar o "bookmarklet" do Spaaze no nosso browser. Assim, sempre que quisermos adicionar algo ao Spaaze, basta clicar no bookmarklet e não precisamos entrar no Spaaze ou sair do site onde estamos.

Como usar Spaaze nas aulas?
Esta é uma ferramenta que é óptima para uso pessoal e certamente, fará as delícias de muitos de nós. No que diz respeito à comunidade escolar, podemos usá-la para organizar informação sobre um projecto escolar ou sobre tópicos a serem abordados nas aulas e depois usar um quadro interactivo para partilhá-la com os alunos.
Podemos também dividir os alunos em grupos de trabalho, criar uma conta no Spaaze para cada grupo, atribuir-lhes uma tarefa, uma webquest ou simplesmente um tópico a ser aprofundado e todos os elementos do grupo usariam o Spaaze para organizar a informação seleccionada para responder ao desafio proposto. O Spaaze poderia funcionar apenas como central de informação a partir da qual os elementos do grupo elaborariam o seu trabalho ou então o próprio Spaaze criado e a informação recolhida e organizada poderia ser o trabalho final.

Abaixo coloquei um dos vídeos disponibilizados pelo Spaaze no YouTube. Vejam e tirem as vossas conclusões.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: