terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Overstream / 22frames

Overstream e 22frames proporcionam-nos a possibilidade de aceder a vídeos legendados. Podemos facilmente aceder e visualizar os vídeos disponíveis, mas ambos requerem registo se quisermos dar a nossa contribuição.
Overstream permite-nos adicionar as nossas próprias legendas a vídeos disponíveis online. Para isso basta inserirmos a URL do mesmo e depois ir adicionando o nosso texto. No fim do processo guardamos o vídeo legendado no Overstream que disponibiliza também uma hiperligação para o vídeo original. Cada vídeo tem uma URL única, por isso é fácil partilhá-la com os outros. Os tutoriais disponíveis são muito claros e fáceis de seguir. Podem consultar um aqui.
22frames, por seu lado, funciona como um arquivo de vídeos legendados, recolhidos de várias plataformas - YouTube, Googlevideo, Vimeo, etc- organizando-os por tópico. Após registo, podemos também submeter os nossos vídeos ou simplesmente indicar vídeos legendados que encontramos na Web e que consideramos ser de qualidade.

Como usar Overstream e 22frames nas aulas?
Porque não pedir aos nossos alunos que seleccionem um vídeo (pode estar dentro de um tópico estipulado ou ser uma escolha pessoal) e que criem eles as legendas para o vídeo? Quanto ao 22frames, uma vez que os vídeos estão organizados por tópico rapidamente encontramos vídeos que podemos utilizar em aula, proporcionando-lhes mais oportunidades de compreenderem o que ouvem já que poderão ler o que está a ser dito. Seria interessante selecionar um vídeo no 22frames e usando o Overstream pedir aos alunos que criem as legendas (uns em português e os outros em inglês) para o mesmo vídeo, para depois analisar a tradução e comparar a legendagem feita em inglês com a que está disponível no 22frames.

Abaixo coloquei screenshots. Cliquem sobre eles para aceder.
 

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: