quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

YouTomb

YouTomb é um projecto do MIT Free Culture e propõe-se a listar os vídeos que foram retirados do Youtube por alegada violação de Copyright. Qualquer pessoa pode aceder e ver a listagem dos vídeos, a razão pela qual foram retirados e em nome de quem foi feita a queixa. YouTomb dá especial atenção aos vídeos que foram excluídos por engano, oferendo apoio e ajuda aos utilizadores que viram os seus vídeos retirados e, em alguns casos, a sua conta bloqueada.

Como usar YouTomb nas aulas?
Qualquer professor está (ou deveria estar) consciente da linha ténue que separa o Fair Use  do Copyright Infrigement (ver Copyrightfriendly). Mas os nossos alunos tendem a esquecer que existem leis que regulam a utilização de material que não é nosso. Assim, poderemos explorar o YouTomb, tentando, mais uma vez, consciencializá-los da importância do Copyright.
Porque não estipular uma pesquisa ou melhor ainda uma webquest onde eles explorem e utilizem a informação disponibilizada pelo YouTomb para criarem, eles próprios a sua lista de vídeos que infringem a leis de Copyright e proporem formas de se fazer prevalecer essas leis?

Abaixo coloquei um screenshot do YouTomb. Explorem.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: