quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Rich Internet Applications for Language Learning

Rich Internet Applications (RIA) engloba uma série de ferramentas que qualquer um de nós pode aceder para criar actividades interactivas para as nossas aulas. Foram primeiramente destinadas a professores de línguas, mas poderão ser utilizadas em qualquer disciplina.
Após registo temos à nossa disposição 9 ferramentas individuais: Audio Dropbox, que nos permite criar caixas de correio áudio, através das quais os nossos alunos nos podem contactar ou responder a alguma questão que tivéssemos colocado em aula; Broadcast, que nos permite criar os nossos próprios podcasts e publicá-los online; Conversation, que nos permite criar caixas áudio através das quais podemos organizar, de forma assíncrona, conversas/debates com/entre os alunos; MashUp, que nos permite criar actividades interactivas com vídeo, áudio e texto;  Revisions, que nos dá acesso a uma ferramenta onde podemos corrigir online os textos dos alunos, dando-lhes acesso à correcção; Scribbles, onde podemos praticar a escrita;  Worksheets, que nos permite criar fichas de trabalho interactivas que podemos utilizar para complementar as actividades do livro; SMILE, que nos permite criar actividades para praticar a língua e guardá-la em ficheiros individuais ou temáticos; e Viewpoint, que nos permite fazer o upload ou gravação online de vídeos, dando-nos a possibilidade de adicionar legendas.
Recentemente, também disponibilizaram uma outra ferramenta que nos permite criar jogos online: o QuizBreak, que segue a ideia do Jeopardy, ou seja, no jogo existem categorias, dentro de cada categoria existem questões às quais é atribuído um valor. Ganha a equipa que responder acertadamente a mais questões.
Todas as ferramentas são grátis, não sendo necessário fazer o download de qualquer software. Para qualquer uma das ferramenta estão disponíveis tutoriais que nos elucidam sobre a utilização das mesmas. Nem sequer precisamos nos preocupar com onde iremos publicar as actividades criadas já que estas são alojadas no servidor do Center for Language Education And Research na Universidade de Michigan State, criadores das RIA. Podemos inclusive embebe-las directamente no nosso site/blog.

Como usar as RIA nas aulas?
A mesma ferramenta pode ser utilizada para uma variedade de propósitos, desde exercícios interactivos à criação de jogos. As ferramentas estão disponíveis cabe-nos a nós decidir qual a melhor forma de tirar partido delas.  

Abaixo coloquei um screenshot da página incial do RIA. Cliquem na imagem para aceder a exemplos práticos da utilização de algumas das ferramentas.


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: