quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Poetry Archive / Perform -a-Poem

Poetry Archive e Perform-a-Poem são sites que, como o próprio nome indica, promovem a poesia, relembrando-nos que a poesia começou por ser oral.
O Poetry Archive disponibiliza um arquivo que tenta abranger a maior variedade de estilos poéticos possível, tentando complementá-la com material educativo, oferecendo-nos a possibilidade única de ouvirmos os poemas serem declamados pelos próprios autores. Defendendo que o som do poema é tão importante para a sua existência como o significado que as palavras possam ter numa página, ensina-nos a apreciar o poder da declamação. O Poetry Archive facilita o processo de pesquisa, já que possibilita várias forma de a efectuar - por poeta, por poema, pelo tipo e pelo tema. Disponibiliza uma secção para professores, onde podemos encontrar ideias e planos de aulas prontos a serem usados. Disponibiliza também uma secção dedicada a poesia infantil, onde abundam poemas apelativos à espera de serem explorados.
O Perform-a-Poem por seu lado, é onde iremos encontrar vídeos de alunos a declamar poemas. O site disponibiliza vários recursos para os professores e pretende trazer de volta o prazer da declamação, da interpretação de poemas, convidando os alunos a fazerem vídeos das suas declamações e os colocarem no site. Contudo apenas podem fazer o upload de vídeos as escolas na zona de Londres. De qualquer maneira desde que se respeite o copyright dos poemas a serem declamados não há razão para não podermos seguir a ideia do Perform-a-Poem.

Como usar Poetry Archive e Perform-a-Poem nas aulas?
Há muito que se pode fazer com estes sites. Podemos começar por explorar o Poetry Archive, aproveitar e adaptar os planos de aula já disponíveis, dar a conhecer um determinado poeta, dar espaço para os alunos sentirem o quão poderoso pode ser uma boa declamação. Dar-lhes a oportunidade de gravar (áudio) a si próprios a declamar um poema e depois compará-la com a do Poetry Archive, explorando o quanto as diferenças de tom, pronúncia e entoação fazem com que se sinta o poema de outra forma.  Depois podemos apresentar-lhes o Perform-a-Poem, mostrar-lhes alguns vídeos e desafiá-los a dar o seu contributo. Tendo em mente o copyright talvez seja preferível usar os poemas disponíveis no Project Gutenberg.

Abaixo coloquei dois screenshots. Acedam e explorem verão que não se arrependem.

 


Share/Save/Bookmark

Sem comentários: