sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

LitTunes

LiTunes é um projecto desenvolvido por Christian Goering, que reconhecendo o poder da música, começou por estabelecer ligações entre músicas e obras (prosa e poesia) abordadas em aula, procurando promover o interesse dos alunos numa variedade de tópicos.
Não é necessário qualquer registo, basta aceder. O LiTunes oferece-nos ideias e planos de aula  que qualquer um de nós pode usar e adaptar. Existe um base de dados com várias obras literárias e a música que poderá ser utilizada na abordagem da obra. As ligações entre a obra e a música podem ser feitas da seguinte forma: a música foi inspirada na obra; a música aborda o tema da obra; a musica demonstra características das personagens da obra; a música vai ao encontro da perspectiva ou do tom do autor da obra; a trama da música é semelhante à da obra. A nossa contribuição é bem-vinda, bastando para isso enviar um e-mail, indicando as nossas sugestões para a base de dados ou, se possível, o nosso próprio plano de aula. 

Como usar LitTunes nas aulas?
Como o próprio LitTunes defende, trata-se de aproveitar o gosto que os nossos alunos têm pela música e usá-la para aprofundar a sua compreensão da literatura e melhorar a sua capacidade de análise literária. Assim, porque não pedir aos alunos que procurem uma música que vai ao encontro daquilo que sente uma determinada personagem ou que espelhe o tom, o sentimento transmitido pelo autor? Seria interessante ver as escolhas de cada aluno, podíamos inclusive propor que cada um defendesse o seu ponto de vista e justificasse a sua escolha, deixando ao critério da turma a selecção da música mais adequada.

Abaixo coloquei um screenshot do LitTunes. Acedam. Explorem.



Share/Save/Bookmark

Sem comentários: