sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dirpy

Dirpy é uma ferramenta que já conheço há algum tempo. Pertence ao sempre crescente número de ferramentas para interagir com o YouTube. Dirpy é simples. Permite-nos fazer o download do vídeo (em formato Flv ou Mp4), mas também nos dá a possibilidade de fazer o download para Mp3 (só áudio). Podemos inclusive optar por seleccionar a secção que nos interessa e fazer o download de apenas essa parte. Ou seja, se num vídeo de 3 minutos apenas nos interessa dois, o Dirpy dá-nos a possibilidade de seleccionar e fazer o download desse excerto do áudio. Não é necessário qualquer registo, basta aceder e usar. Temos também a possibilidade de colocar o bookmarklet do Dirpy na nossa barra de ferramentas o que nos permitirá abrir automaticamente o Dirpy Studio, quando estivermos a explorar o Youtube e encontrarmos um vídeo que nos interesse.

Como usar Dirpy nas aulas?
Se queremos que os alunos se concentrem no áudio e não no vídeo, o Dirpy é uma óptima ferramenta. Podemos criar uma espécie de Guessing Game em que os alunos teriam de ouvir e identificar o falante, o ruído, a música, o ambiente da acção e mesmo a própria acção. Podemos pedir-lhes que baseado naquilo que ouvem - excerto de um diálogo, por exemplo -  tentem prever o que se passará depois ou que dêem continuidade à história. Podemos criar excertos diferentes para cada aluno e pedir-lhes que a pares ou em grupo os tentem organizar de forma a obterem o diálogo completo.

Abaixo coloquei dois screenshot do Dirpy, um da página inicial e outro do Dirpy Studio, de onde se fazem os downloads. Acedam e experimentem.

 



Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

This could be a great tool for practicing and building listening skills. Something our students need to work on!