quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Flash-gear.com

Já tinha cruzado no Delicious com o Flash-gear.com, mas confesso que não me tinha chamado a atenção. Contudo graças a Ana Maria Menezes, uma educadora fenomenal, a quem admiro muito e cujo blog aconselho vivamente que sigam, parei um pouco para explorá-lo. Desnecessário será dizer que, à semelhança da Ana, fiquei deveras satisfeita com o que encontrei no Flash-gear.com.
Para utilizar o Flash-gear.com não é necessário qualquer registo, basta aceder e usar. O site disponibiliza ferramentas, muito simples de utilizar que nos permitem rapidamente criar puzzles a partir de fotografias, criar chatrooms, criar desenhos, enfim, permitem-nos criar uma série de actividades (15 ao todo) que podemos facilmente partilhar, quer colocando-as directamente no nosso site/blog, quer partilhando a URL com os outros através das redes sociais.

Como usar Flash-gear.com nas aulas?
Há várias actividades que pela sua simplicidade de criação, serão óptimas para serem usadas através de um quadro interactivo, por exemplo os puzzles. Podíamos criar puzzles quer para introduzir temas ou simplesmente para treinar vocabulário, em que os alunos iriam tentando adivinhar/reconhecer o que aparece retratado no puzzle. Outra aplicação será sem dúvida para enriquecer o nosso blog/site ou projecto escolar com actividades interactivas que facilmente criamos. Como é habitual preferiria pedir aos alunos que acedessem ao Flash-gear.com e criassem eles as actividades, podendo apenas estipular o tópico das actividades a serem criadas ou então dar-lhes mais espaço e deixar ao critério deles o que eles iriam criar para os restantes colegas.

Abaixo têm um screenshot da página inicial do Flash-gear.com. e um inquérito que criei no Flash-gear.com e  coloquei aqui (em menos de um minuto, só para verem o simples que é :) . Acedam, criem, divirtam-se!



Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Wow, I haven't seen this site before but it opens up great possiblities for the classroom!