quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ibrii

Existem já muitas ferramentas que nos permitem partilhar informação. Ibrii é mais uma delas. O que a distingue das outras é a possibilidade de partilhar com os outros tudo o que encontramos online, sem que tenhamos sequer que nos registar. Não se trata só de fazer bookmarking de uma página inteira. Usando o Ibrii podemos seleccionar e copiar apenas o que nos interessa, desde imagens, texto, vídeo e áudio. Podendo depois essa informação ser imediatamente enviada através das redes sociais e mesmo por e-mail.
Para começar a utilizar o Ibrii, basta aceder e arrastar o bookmarklet para a nossa barra de ferramentas. Depois sempre que encontramos algo que achemos útil basta clicar no bookmarklet e rapidamente temos acesso a uma caixa onde colocamos os itens que nos interessam aos quais podemos adicionar notas e sublinhar/realçar o próprio texto copiado. Outra das vantagens do Ibrii é que ao colocarmos lá algo este automaticamente adiciona uma referência ao site de onde copiamos a informação e o dia em que o fizemos. Se optarmos por efectuar registo podemos guardar e organizar tudo e inclusive efectuar pesquisa entre os itens arquivados.

Como usar Ibrii nas aulas?
Qualquer um dos nossos alunos já perdeu imenso tempo em pesquisas, copiando páginas inteiras, esquecendo-se de citar fontes e tentando organizar tudo que o colega A, B, ou C encontrou. :) Ibrii oferece-nos uma forma rápida e simples não só de pouparmos tempo, mas também de nos organizarmos eficientemente. Quer seja para trabalhos individuais/grupo ou simplesmente para partilhar algo que achamos interessante com os nossos amigos, Ibrii é certamente uma ferramenta que irá facilitar a vida de muitos de nós.  

Abaixo coloquei um breve tutorial disponibilizado pelo próprio site.

Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

I love tools that can be used in the classroom without registration, this is so helpful, especially in the elementary classroom.