quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

VoiceThread

VoiceThread é uma ferramenta que já conheço há muito tempo, mas que ainda não tinha utilizado. Existem vários tipos de conta disponíveis, mas a conta grátis deverá ser suficiente para nós, docentes. Contudo, se a vossa escola vos dá essa oportunidade então adiram à conta K-12, criada especificamente para a Educação. O Voicethread permite-nos criar apresentações interactivas nas quais os outros podem facilmente participar através de vídeo, texto ou áudio. Embora à primeira vista possa parecer complicado, criar apresentações no Voicethread é simples. Após registo, basta fazer o upload dos nossos documentos (PDF parece ser o melhor formato) e imagens, adicionar as hiperligações que quisermos e organizar a nossa apresentação da forma que mais nos convém. Depois de terminada (podemos editá-la as vezes que quisermos mesmo depois de a termos publicado) podemos partilhar a URL da mesma ou então simplesmente embebe-la no nosso blog/site.

Como usar Voicethread nas aulas?
Esta é uma ferramenta que pode e, muito sinceramente, deve ser utilizada em qualquer aula. Podemos usá-la de mil e uma formas, desde algo simples como praticar vocabulário a debates sobre tópicos abordados em aula, passando por narrativas digitais e projectos colaborativos. Enfim aqui está mais uma ferramenta que nos deixa muito espaço para fazermos o que quisermos com ela. Podem consultar vários exemplos disponíveis na biblioteca do VoiceThread. Para quem é professor de Inglês aconselho vivamente que consultem e participem com os vossos alunos nos VoiceThreads criados por David Deubeldeiss.

Abaixo coloquei o VoiceThread que criei em colaboração com Eva Buyuksimkesyan para o nosso projecto de Natal. Consultem e, desde já, agradecemos a vossa contribuição. ;-)

Share/Save/Bookmark

Sem comentários: