quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

VidMap

Aqui está mais uma ferramenta que me surpreendeu pela sua simplicidade e utilidade. VidMap permite-nos apresentar, lado a lado, vídeo e um mapa do Google, assim podemos seguir no mapa o percurso que foi capturado em vídeo. Confuso? :) Até não é. Imaginem que foram de férias a Londres, enquanto passeavam e iam de um lado para outro foram filmando o vosso percurso. Depois chegavam a casa faziam o upload do vídeo no Vidmap e marcavam num mapa o vosso percurso, permitindo-nos visualizar não só o que gravaram, mas também ter uma ideia mais geral do local por onde andaram. Simples, não é?!
Enfim, após registo podemos fazer o upload do vídeo directamente do nosso computador ou utilizar um do YouTube. Depois é só marcar o percurso no mapa, sincronizando-o com o vídeo. Quando terminamos podemos partilhar o link para o mesmo ou então embebe-lo no nosso site/blog.

Como usar VidMap nas aulas?
Imaginem o apelativo e informativo que seriam as nossas visitas de estudo se as colocássemos no VidMap. Podíamos depois organizar um questionário sobre o que os alunos foram vendo durante a visita, dando-lhes pistas através do vídeo/mapa.
Podíamos também pedir aos nossos alunos que organizassem um roteiro turístico sobre locais que eles achassem de interesse na nossa cidade, criando um vídeo e um mapa que mostrasse o percurso efectuado. Ou então podíamos criar vídeos de alerta ambiental, deslocando-nos aos locais filmando ou tirando fotografias (teriam de ser editadas no Movie Maker, para ser criado um vídeo) para depois criarmos um Vidmap.

Abaixo coloquei um VidMap disponível no site. Experimentem criar os vossos.



Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Ana Maria Menezes disse...

Alexandra,
è possível acrescentar audio ao video criado e depois compartilhado no vidmap. Acredito que sim, não? Adorei a ferramenta, vc já usou com seus alunos? è muito interessante para criarmos um projeto com alunos descrevendo talvez lugares em suas cidades dos quais eles gostam. Great job!!!

Alex Francisco disse...

Olá Ana, :)
Se o vídeo tiver áudio (música ou fala) antes de ser colocado no VidMap ouviremos tudo. Nem tinha pensado nisso, mas agora que o mencionaste, seria interessante já colocar questões ou atribuir tarefas aos alunos directamente no vídeo. ;)
Ainda não a experimentei com os meus miúdos, mas será uma das ferramentas que certamente iremos usar. :)