terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Documentary Heaven

Documentary Heaven pretende ser exactamente o que o seu nome indica: um local onde se encontram documentários. Dando-nos acesso a uma vasta colecção de documentários sobre vários tópicos. Não é necessário registo, qualquer um de nós pode aceder e visualizar os vídeos que provêm de diferentes plataformas - google video, youtube, youku, etc - por isso a qualidade da ligação pode variar. Alguns vídeos têm legendas (inglês e português) e outros não, uma vez mais, isso depende da plataforma onde o vídeo foi originalmente colocado.

Como usar Documentary Heaven nas aulas?
Todos nós já perdemos um bom número de horas pesquisando a internet à procura de um vídeo que complementasse o conteúdo que estávamos abordando. Este site é um bom lugar para começarmos a nossa pesquisa. Os vídeos para além de conterem informações passíveis de serem utilizadas em aula, proporcionam inspiração e até ajudam a manter o controlo das turmas. Podemos também atribuir tópicos aos alunos e pedir-lhes para realizarem a pesquisa, seleccionarem o vídeo que acham mais adequado e criar actividades tendo-o por base.
Outros locais para se encontrar vídeos para as aulas são: Smart Teaching que nos oferece 100 vídeos do YouTube; neoK12 que tem, provavelmente, a melhor colecção de vídeos educacionais grátis da internet e Open Thinking que nos apresenta a colecção pessoal de vídeos de Alec Couros, que ao longo do tempo foi seleccionando vídeos que poderia utilizar em aulas.

Abaixo coloquei um screenshot do Documentary Heaven. Explorem.



Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

Awesome collection! I hadn't heard of this site before. I am learning so much from you today, thank you!