sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Wild Music

Wild Music é a versão online da exposição itinerante com o mesmo nome. O seu propósito é simples : explorar a origem da música através de experiências interactivas e, dessa forma, alargar o nosso conhecimento sobre o que é afinal criar música.
O Wild Music está dividido em várias secções: Soundscapes, que nos permite criar e gozar o nosso próprio ambiente sonoro; Animals, que nos dá acesso a jogos interactivos, onde, entre outras coisas, temos de identificar sons produzidos por animais; About Sound, onde acedemos a várias actividades que nos ajudam a perceber como o som funciona e Research, que nos dá acesso à pesquisa sobre o som, que vem sendo desenvolvida por vários cientistas. Wild Music também disponibiliza um guião para professores com várias actividades que podem ser desenvolvidas em aula.

Como usar Wild Music nas aulas?
Uma breve consulta ao guião disponibilizado pelo próprio Wild Music será suficiente para termos acesso a várias actividades. Gosto especialmente da que sugere gravar vários sons e organizar um jogo onde os alunos teriam de identificar os sons produzidos, principalmente porque poderíamos pedir que cada aluno gravasse um ou mais sons e serem eles a criar o jogo. Também gosto da hipótese dos alunos gravarem os sons que encontram ao longo de um determinado percurso e depois pedir aos colegas que tentem criar um texto/desenho descrevendo esse percurso. Podíamos também aproveitar para pedir aos nossos alunos que gravem os sons que achem ser característicos da nossa cidade e depois criar um ficheiro áudio para enviar ao Audio Map of the World.

Abaixo coloquei um screenshot do Wild Music. Acedam. Explorem. Divirtam-se.

(via Octávio Lima from Teeming Point)


Share/Save/Bookmark

1 comentário:

Mrs. Tenkely disse...

I am sending this site on to our music teacher, she will love it!